COMO POUPAR NAS VIAGENS
- Maggie
- 11 de set. de 2024
- 9 min de leitura
Viajante que é viajante está sempre à procura dos melhores truques para poupar nas viagens, sobretudo quando a nossa vontade de conhecer o mundo é maior do que a nossa carteira.
O turismo tem vindo a registar, novamente, um crescimento exponencial após a pandemia e quanto maior a procura, mais cara se tornará a oferta. Infelizmente esta é a lei mais básica da economia, contudo ainda existem alguns truques que te podem ajudar a poupar dezenas ou centenas de euros.

POUPAR NOS VOOS
Os voos são apenas um meio para atingir um fim, e por muito que possamos gostar de andar de avião, vai ser sempre uma das categorias onde queremos poupar mais. Apesar de o mercado estar um tanto irregular e o que funciona hoje, pode já não funcionar amanhã, vou deixar-te aqui algumas dicas.
FLEXIBILIDADE NAS DATAS
A chave de ouro para poupar na hora de comprar um voo, é ser flexível nas datas. Este é talvez o simples truque que te fará poupar mais dinheiro porque, claro que dá mais jeito a quase toda a gente viajar à sexta e voltar ao domingo ou de fim-de-semana a fim-de-semana e as companhias aéreas sabem disso. Por isso, opta por voos que saiam entre terça e quinta ou até mesmo ao domingo. E se não queres gastar muitos dias de férias, tenta jogar com os feriados nacionais.
PESQUISA, PESQUISA E MAIS PESQUISA
Comprar bons voos exige muita pesquisa! E sim, os preços dos voos podem aumentar de dia para dia, mas muitas vezes uma pesquisa aprofundada faz-te poupar dezenas de euros.
Utiliza as plataformas Skyscanner e Google Flights para pesquisares não só as melhores combinações de voos, como também acompanhar o preço da viagem que queres fazer. Estes buscadores permitem criar alertas de preço para as datas em que queres viajar, apenas tens de ativar as notificações.
O Flight Connections é um site onde podes consultar as diferentes rotas que saem de um determinado aeroporto e a regularidade com que as companhias operam esse segmento.
Nota: Compra sempre os voos nos sites oficiais das companhias, porque se tiveres algum problema será muito mais fácil e rápido de resolver.
ESCALAS
Se podias chegar ao destino em 7h num voo direto? Podias. Mas se existe uma opção consideravelmente mais barata com uma escala pelo meio, porque não?
Quando viajamos, geralmente, não temos pressa e as escalas podem ser um dos nossos maiores aliados para poupar. Ainda que exista um voo direto, consulta o Flight Connections para ver quais são as opções de percursos até ao destino.
Averigua também a hipótese de fazeres um stopover, ou seja, permaneceres num destino intermédio onde efetuas uma escala, por um ou mais dias. Muitas companhias, hoje em dia, disponibilizam programas de stopover de forma a maximizarem o tráfego aéreo, promoverem o turismo em determinado destino e até aumentarem a atratividade das suas rotas. Esta é uma forma de as companhias se diferenciarem no mercado e atraírem mais passageiros, porque muitas vezes é oferecido gratuitamente (sem custo adicional no bilhete de avião) e algumas possuem pacotes com descontos para alojamento e passeios turísticos.
LOWCOST PODE SAIR CARO
As companhias lowcost são uma verdadeira mina de ouro e praticam preços, muitas vezes, bastante atrativos. Contudo, é preciso ter em atenção que em algumas cidades, como Bruxelas, Paris, Londres, entre outras, este tipo de companhias aterra em aeroportos secundários, geralmente bastante afastados do centro. O que é que isto quer dizer? Que a diferença de preço, às vezes são 20 ou 30 euros para as outras companhias e esse é o valor que vais gastar no transporte até chegares ao centro da cidades. No fim de contas, se tivesses voado para o aeroporto principal tinhas gasto o mesmo ou até poupado dinheiro.
PROGRAMAS DE MILHAS
Praticamente todas as companhias disponibilizam programas de milhas. Estes permitem-te acumular milhas, com os voos realizados, e mais tarde trocar por benefícios como descontos em voos futuros, acesso ao lounge, uma refeição gratuita, upgrade de classe, entre outros. O registo é gratuito, por isso não perdes nada em inscrever-te em tantos quando puderes.
NEWSLETTERS
Vários são os sites que partilham diariamente voos, alojamentos e até mesmo pacotes de viagem a preços muito atrativos. Aos subscreveres as suas newsletters irás receber em primeira mão as melhores ofertas do momento.
Deixo aqui algumas sugestões por onde podes começar: DeFérias, Flynous, Fly4Free, Viagens e Baratas, LastMinute.
PESQUISAR EM ANÓNIMO
Este é daqueles truques que ora funciona ora não funciona. Supostamente, após pesquisares muito um determinado destino as plataformas de reserva vão começar a mostrar preços mais altos. Pelo sim pelo não, pesquisa numa janela anónima.
VPN
Outro truque que uns defendem resultar, outros nem tanto. Verdade seja dita que já simulei com o SurfShark e realmente os preços diferem um pouco, sobretudo quando pesquisas nos buscadores que referi anteriormente. No entanto, só vi resultados notórios em viagens longas e/ou nomeadamente com escalas.
ERROS DE PREÇO
Quem nunca se enganou a pôr os preços em algo? Pois é, quem insere os preços das companhias aéreas no sistema informático, também é humano e errar faz parte. No entanto, tu podes tirar partido desses erros, apenas tens de estar alerta porque desaparecem tão rápido quanto aparecem.
Alguns sites que publicam estes erros: Fly4Free, Secret Flying, The Flight Deal, Travel Pirates

POUPAR NA BAGAGEM
Mais um vestidinho, mais umas calças, mais uma t-shirt, mais um biquíni vai caber tudo de certeza… o problema é quando a mochila mal fecha ou a mala pesa mais do que o suposto. Atire a primeira pedra quem nunca susteve a respiração na hora de medir ou pesar as malas. Mas como é que podes evitar este mini ataque cardíaco?
ALMOFADA DE VIAGEM
Abençoado seja quem inventou as almofadas de viagem sem recheio. Esta é uma das melhores formas de evitar taxas extra de bagagem. Podes encher a tua almofada com peças de roupa que não se amarrotem muito, deixando-a confortável à mesma para utilizar ao pescoço.
Descobri recentemente as almofadas da Volta que, além de serem super giras, são muito práticas e o tecido é macio para poderes dormir à vontade e confortável no avião. E sim, não te preocupes porque as almofadas são permitidas e não terás qualquer problema na segurança do aeroporto.
Encomenda aqui a tua com 10% de desconto - código MAGGIE
SACOS DE VÁCUO
Este tipo de sacos não diminui o peso da tua mala, mas permite-te levar mais quantidade. São ideais para viagens mais longas em que precisas de levar quase a casa atrás, mas depois não vais utilizar nem metade. Também já estão disponíveis no mercado várias opções de mochilas com um sistema de vácuo incorporado.
BALANÇA DE VIAGEM
Sejamos sinceros, é totalmente desnecessário chegar ao aeroporto com o nervosismo de saber se a mala pesa mais ou menos de 23kg. Existem várias opções de balanças digitais de viagem disponíveis, com preços a partir de 7€, como é o caso da da Worten. Podes encontrar mais opções na Amazon ou na Decathlon.

POUPAR NO ALOJAMENTO
Gastar imenso dinheiro, num sítio onde só vamos aparecer para dormir? Não, obrigada!
Assim como queremos poupar nos voos, o alojamento é geralmente a segunda coisa onde tentamos poupar mais, porque normalmente só lá aparecemos para dormir e recuperar dos 20 km que decidimos caminhar nesse dia. Contudo, esta poupança depende do tipo de vigem e do destino. Se a ideia for viajar para desfrutar de praias paradisíacas e relaxar, o alojamento é importante e aí compensa gastar um pouco mais, na minha opinião.
ALOJAMENTOS ALTERNATIVOS
A primeira opção, sobretudo dos casais, é escolher um hotel. No entanto, existem milhares de hostels com quartos e casa-de-banho privada, que conferem o mesmo conforto de um hotel, por um preço, às vezes, mais acessível. Os Airbnbs também são uma ótima opção para viagens em casal, com amigos ou familiares.
Se estiveres a viajar a solo, os hostels são definitivamente a melhor escolha, porque os dormitórios são opções bastante económicas, tens oportunidade de conhecer novas pessoas e por norma, os hostels mais sociáveis organizam atividades de grupo.
ESTADIA GRATUITA
Sabias que é possível viajar sem pagar estadia? Hoje em dia, já existem diversas plataformas que te permitem trocar algum tipo de trabalho/ajuda por estadia gratuita ou até mesmo ficares a dormir em casa de locais, sem nada em troca.
Worldpackers: uma plataforma pela qual podes trocar algumas horas de voluntariado, como ajudar na cozinha, limpeza, atividades, jardinagem ou remodelações, em troca de alojamento gratuito. Muitos anfitriões incluem também algumas refeições. Esta é uma excelente forma de poupares em viagem, sobretudo se fores viajar por períodos mais longos. Inscreve-te aqui e aproveita o desconto que tenho para ti - código MAGGIEEMVIAGEM
TrustedHouseSitters ou Nomador - se adoras animais e não te importas de cuidar deles durante as tuas viagens, estas são excelentes plataformas para te inscreveres. Quando os anfitriões se ausentam, por algum motivo, durante vários dias ou semanas, procuram viajantes que queiram usufruir de estadia gratuita em troca de cuidar dos seus animais.
Couchsurfing - nesta plataforma os anfitriões disponibilizam espaço nas suas próprias casas, ou seja, ficas a dormir em casa de locais. Esta é uma ótima forma não só de poupar dinheiro, mas também de interagires com locais.
HomeExchange - porque não trocar de casa com alguém durante alguns dias? Esta plataforma permite-te ficares a dormir em casa de alguém, num determinado destino, em troca de essa pessoa ficar na tua.
Outras plataformas semelhantes: Workaway e Holiday Swap.
PROGRAMAS DE LEALDADE
Estes programas são bastante comuns entre as cadeias hoteleiras e funcionam, praticamente, da mesma forma que os programas de milhas das companhias aéreas. O registo é gratuito e poderás ter acesso a benefícios como: preços especiais, acumulação de pontos, late check-out, upgrade de tipologia de quarto, entre outros. Recomendo que não só te inscrevas, como também subscrevas as newsletters para poderes receber as ofertas em primeira mão.
SITES ALTERNATIVOS E COMPARATIVOS
O Booking é um dos sites mais conhecidos entre os viajantes e um dos que, na minha opinião mais vale a pena. O segredo está em pesquisares na aplicação, em vez de no site, pois os preços são mais baixos e em te registares para teres acesso ao programa Genius que te dará descontos à medida que acumulas estadias.
Além do Booking, outros bastantes conhecidos são Hotéis.com, Expedia, Momondo, Agoda, entre outros.
Relativamente aos sites comparativos, estou a referir-me, por exemplo, ao Trivago e Hotel Hunter, permitem-te comparar os preços de determinado alojamento nos diversos sites de reserva.
Nota: O site oficial é sempre a primeira opção que deves considerar, porque além de ser mais fidedigno, por norma inclui outras regalias como pequeno-almoço e cancelamento gratuito.
CENTRO VS SUBÚRBIOS
Por vezes debatemo-nos se compensa pagar um pouco mais e ficar no centro ou se é melhor ficar mais longe, mas por um preço mais acessível. Os fatores que deves ter em conta, ao considerar esta hipótese, são a diferença de preço do alojamento, o custo dos transportes para chegares ao centro e o tempo de viagem. Ao avaliares as hipóteses desta perspectiva irás rapidamente perceber qual é o mais vantajoso.

POUPAR NO DESTINO
Os truques para poupares nas reservas pré-viagem já estão revelados, agora vou deixar-te algumas sugestões de como podes poupar também no destino.
CARTÕES DE DADOS MÓVEIS
Na Europa, o roaming funciona em quase todos os países. No entanto, quando viajas para fora a única forma de teres acesso à internet é comprando cartões físicos ou digitais. Os eSIM são, geralmente, mais económicos e práticos.
Se vais viajar e precisas de acesso á internet vê este artigo onde explico como funcionam os eSIM da Airalo, desde a compra até à instalação com um guia passo a passo.
REVOLUT
O melhor amigo de qualquer viajante! O Rvolut é uma conta bancária digital multi-moeda, cujo cartão pode ser utilizado em mais de 160 países/regiões e cuja conta suporta cerca de 36 moedas diferentes. A abertura de conta é online e 100% gratuita. Se ainda não tens o teu e vais viajar em breve, fica a saber tudo sobre este cartão aqui.
ALIMENTAÇÃO
Escolher onde comer pode ser uma tarefa bastante exaustiva ou então acabamos a comer no primeiro sítio que nos aparecer à frente quando tivermos fome. Se queres comer como um verdadeiro local, o ideal é pedires sugestões aos próprios locais, como na recepção do teu alojamento, e normalmente recebes recomendações de sítios melhores, menos turísticos e por isso, mais baratos.
Algumas cidades, como Londres, têm meal deals, compostos por uma massa fresca, sandes ou wrap e bebida, nos supermercados que podes aproveitar.
A aplicação TheFork reúne vários restaurantes em algumas cidades europeias e, geralmente, podes usufruir de algum desconto sob a ementa.
HORÁRIOS DOS MUSEUS
Sabias que muitos museus têm dias e horários específicos em que são gratuitos? É verdade, se verificares isto antes de viajares para o destino, podes otimizar o teu roteiro de forma a poupares mais algum dinheiro (claro que isto apenas se aplica a algumas cidades).
Além disso, se ainda fores estudante também tens, quase sempre, direito a algum desconto por isso leva o cartão de estudante ou um comprovativo de que estás a estudar.
NEGOCIAR OS SOUVENIRS
Um íman, um globo de neve, um porta-chaves ou um item tradicional, nunca pode faltar na mala de regresso não é? Em muitos locais centrais o preço destes artigos está feito para turistas, mas se fores uma pessoa com habilidade para regatear, ainda podes conseguir poupar uns trocos nesta categoria.
Espero ter ajudado com estas dicas de poupança e que possas aproveitar algumas para a tua próxima viagem!
Até à próxima dica viajante!
Maggie
Comments