top of page

COMO ESCOLHER UM HOSTEL: 5 PASSOS

  • Foto do escritor: Maggie
    Maggie
  • 23 de fev. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 11 de jun. de 2024

Queres fazer uma viagem mais low-budget e poupar no alojamento, mas tens receio de ficar a dormir num hostel? Então vou ensinar-te em 5 passos como acertar em cheio no hostel e ter uma excelente experiência!


Escolher um bom hostel pode parecer uma tarefa muito confusa e demorada, mas aplicando as técnicas de pesquisa certas podes poupar tempo e dinheiro! No final deixei-te uma lista de itens essenciais que deves levar para um hostel.


viajantes num hostel

O QUE É UM HOSTEL?

Os hostels são um tipo de alojamento, conhecido por ter preços mais acessíveis, camas em dormitório e várias áreas comuns onde podes conviver com outros viajantes. Estão, normalmente, localizados em zonas centrais e movimentadas e acolhem pessoas de todas as idades, ainda que a faixa etária mais comum seja a dos 18 aos 35 anos.


Existem hostels para todos os gostos e tipos de viajantes, seja para aqueles que adoram festas, para os que preferem alojamentos eco-friendly ou para os que preferem uma estadia budget-friendly, mas um pouco mais luxuosa.


Geralmente, os hostels inclui dormitórios mistos ou femininos, quartos privados, casas-de-banho partilhadas, cozinha partilhada, zona de refeição, restaurante/bar, lavandaria, wi-fi, cacifos, entre muitas outras facilidades.


Os hostels são um dos tipos de alojamento favorito dos solo travellers, porque além de conseguirem poupar algum dinheiro, têm a oportunidade de conhecer outras pessoas e, quem sabe, fazer amigos para a vida.


dormitório hostel

COMO ESCOLHER UM BOM HOSTEL?


1.LOCALIZAÇÃO

A localização do hostel influencia bastante a tua experiência no geral. É importante que optes por um hostel central, para te poderes deslocar a pé facilmente e te sentires mais à vontade na cidade ou então escolher um tenha transportes públicos à porta (mas nunca demasiado longe do centro!).


Antes de fazeres a reserva, pesquisa quais são os melhores bairros da cidade, os mais centrais e turísticos e aqueles que deves evitar, e vê no Google Maps a vista exterior do hostel para evitares ficar numa rua pouco movimentada ou sem saída (becos).


 

O QUE TER EM CONTA: Bairro onde está localizado, ambiente envolvente, proximidade às atrações turísticas, existência de transportes públicos e proximidade a um supermercado.

 

2. COMENTÁRIOS

Perder tempo a ler os comentários é fundamental para garantir uma boa experiência num hostel. Há detalhes que só consegues perceber através das avaliações de viajantes anteriores e que podem mudar por completo a tua opinião sobre alojamento.


Além da localização, deves ter muita atenção à segurança, à limpeza e ao ambiente/atmosfera do hostel. Nas avaliações podes sempre consultar a pontuação atribuída a cada categoria e depois ler os comentários específicos.


avaliação hostelworld

avaliação hostelworld


3. TIPO DE QUARTO

Para afunilares a tua pesquisa, deves decidir se queres ficar num dormitório ou num quarto privado. Os dormitórios são excelentes para conviver com outros viajantes, mas há algumas coisas a que deves ter atenção.


Se fores mulher, aconselho-te a escolher um dormitório feminino para evitares situações constrangedoras ou incomodas e poderes estar mais à vontade. Ainda em relação aos dormitórios, é preferível optares por um com um máximo de 8 camas, caso contrário poderás não conseguir descansar muito, no entanto, muitas vezes, é uma questão de sorte com as pessoas que te calham no quarto.


Relativamente à casa-de-banho, é sempre mais cómodo ter uma no quarto, mas nem sempre existe essa possibilidade, por isso não descartes hostels com casas-de-banho partilhadas porque, por experiência própria, muitas são excelentes e extremamente limpas.


Sempre que possível escolhe a cama de cima do beliche, porque as pessoas têm o hábito de se sentar nas camas de baixo ou de pousarem as coisas quando chegam ou enquanto estão em arrumações.


dormitório feminino hostel


4. DETALHES QUE DEVES TER EM CONSIDERAÇÃO

Antes de avançares com a reserva ou quando estiveres no processo de exclusão de hostels, questiona-te sobre os seguintes aspetos e pesquisa por essa informação.


  • As toalhas e lençóis estão incluídos?

  • Tem cacifo no quarto?

  • Há pequeno-almoço disponível?

  • A receção está aberta 24h?

  • Tem áreas comuns?

  • Tem cacifos exteriores?

  • Tem secador?

  • Tem internet grátis?

  • Tem um bar/restaurante para refeições rápidas?

  • Tem atividades de convívio?

  • Tem ar condicionado ou aquecedor?


Red Flags a que deves ter atenção e que devem ser fatores decisivos para excluir um hostel da lista de opções:

  • Localização afastada do centro

  • Não permitir comida vinda do exterior

  • Recolher obrigatório

  • Avaliação fraca

  • Cobrar pelos lençóis de cama


pesquisar

5. ONDE PESQUISAR E RESERVAR

O hostelworld é o melhor site e aplicação para pesquisar e reservar hostels porque reúne milhares de hostels disponíveis no mundo inteiro e é absolutamente seguro para reservar, no entanto não deixes de consultar o site oficial do hostel porque o preço pode diferir ou pode incluir mais facilidades.


A grande vantagem de reservar através desta plataforma é que na aplicação, é disponibilizado um chat que abre 14 dias antes da tua chegada. Neste chat, podes conectar-te com outros viajantes que estarão no mesmo destino que tu em datas semelhantes, ainda que possam estar hospedados em hostels diferentes.


Existem outras plataformas, como o Booking, o Hostelsclub e o Kayak que podes utilizar também para pesquisar e reservar o teu alojamento.


Quando estiveres a pesquisar, usa e abusa dos filtros! Não só irão facilitar-te a pesquisa como irás perder muito menos tempo porque só vês as propriedades que realmente te interessam e que vão de encontro ao teu budget e tipo de viagem.


ITENS ESSENCIAIS

Ficar a dormir num hostel, requer que coloques na mala de viagens alguns itens que nunca levarias se fosses dormir para um hotel. Por isso, anota esta pequena lista para não gastares dinheiro extra no destino porque te esqueceste de algo em casa!


  • Cadeados - sim, leste bem, no mínimo dois porque nunca se sabe se não irás precisar de um cacifo extra ou se o teu primeiro cadeado não se estraga ou perde.

  • Chinelos - tomar banho num hostel é como tomar num balneário de natação! Muitas pessoas utilizam aquele espaço por isso previne-te e leva calçado.

  • Ficha ou Adaptador Triplo - cada cama tem uma tomada disponível, mas se fores como eu que tenho mil coisas para carregar à noite, isso não chega. Então convém levares um adaptador para ligares mais do que uma coisa à tomada.


  • Fones e/ou Tampões - Nunca se sabe se alguém ressona, se decide secar o cabelo às 3 da manhã ou arrumar malas às 6 da manhã...


  • Máscara de olhos - se fores sensível à luz, podes precisar de uma destas para dormir melhor e sem interrupções no sono.


  • Toalha Fina - a maioria dos hostels cede ou aluga as toalhas, mas levar uma de prevenção não custa nada. Recomendo as da Decathlon porque são extremamente finas e não ocupam quase espaço nenhum.


Espero que com estas dicas se torne mais fácil reservares um hostel para a tua próxima viagem! Se tiveres alguma dúvida, deixa nos comentários e responderei em breve.


Até à próxima dica, viajante!

Maggie



Comments


bottom of page